Curtas | Vincent

O primeiro curta-metragem em animação de Tim Burton contém sua essência e personalidade peculiar bem marcadas desde o princípio.

Em 1 de outubro de 1982, a primeira grande obra em animação de Tim Burton foi lançada, com a ajuda de Rick Heirinchs. Vincent foi feita em stop-motion a preto e branco e retrata a infância de Vincent Malloy, personagem um tanto quanto parecido com o seu criador (ambos tinham Vincent Price como maior inspiração).

Tim Burton e Vincent Price.

O curta tem uma narrativa em forma de poema narrado por Vincent Price e apresenta um personagem assim como imaginamos que foi Tim Burton. Um menino que não era como os outros, se sentia anormal, era muito criativo e que preferia ficar em casa lendo contos de fantasia e terror do que brincando lá fora com outras crianças.

Praticamente todas as obras posteriores ao curta contém traços do mesmo, existem semelhanças na fisionomia de Vincent em Victor de A Noiva Cadáver (2005) e Edward de Edward Mãos de Tesoura (1990), a de seu cachorro também em Frankenweenie (2012). Considero o curta uma forma bem prática e divertida de resumir o estilo cinematográfico do diretor.

O protagonista solitário, reservado e excêntrico é um tema que aparece em outras obras do diretor e que contém sempre influências do horror gótico e expressionismo alemão, não sendo diferente nessa obra apresentada. Inclusive, no final do curta, Vincent lê um conto bem conhecido de Edgar Allan Poe.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s