Um bom figurino não é necessariamente o figurino mais elaborado, mas aquele que ilustra o que o filme não consegue dizer em palavras.
Tom do filme
O gênero e classificação indicativa do filme influenciam muito na escolha do figurino. O enredo já tem o papel de caracterizar a história através da vida pregressa das personagens e suas jornadas pessoais, que irão conduzir o fio narrativo. É esse fio que indica a melhor maneira de escolher um figurino. Embora Família Adams seja infantil, note que o gênero é horror, então o figurino foi feito seguindo esse caminho.
Contexto histórico-regional
O Pequeno Nicolau se passa na França dos anos 50, baseado na série de livros infantis de mesmo nome. O figurino das personagens, principalmente o protagonista, é sempre dentro da paleta de cores da bandeira francesa (vermelho, azul e branco).
Os penteados, cortes de cabelo e design das roupas também ilustram o que era costume da época. As mulheres, quase sempre de vestido ou saia longa; os homens de calça, suspensório e traje social; os meninos de shorts e suéter por cima de camisas de manga curta; e as meninas sempre de vestido. No cabelo, bastante laquê.
Personalidade das personagens
Me Chame Pelo Seu Nome é um ótimo exemplo. O colar judeu é uma das primeiras conexões entre os protagonistas, que enxergam na religião um traço em comum. Depois, as camisas sociais de Oliver e as camisas casuais de Elio. A diferença de idade já é vista a partir daí. Em determinada cena, Elio sente o desejo de vestir um dos calções de banho de Oliver, para sentir-se um pouco ele; a cena revela o misto de atração e admiração que já se desenvolvia no íntimo sentimento do garoto.
No romance que deu origem ao filme, Oliver é descrito como um rapaz de vinte e poucos anos, com um gosto peculiar para roupas. A camisa azul é sua marca registrada, quase sempre aberta ou parcialmente aberta. O colar com pingente judeu, alpargatas e shorts que dependiam do humor da personagem para que as cores fossem escolhidas. O filme decidiu seguir este mesmo caminho, além do resto do figurino presente no decorrer das cenas. Nesta abaixo, em especial, Oliver assemelha-se à Elio, seu amor proibido, talvez por se tratar de um momento de simbiose entre o casal.
Estações do ano
Esse item é mais do que óbvio. De acordo com as estações do ano, o figurino muda e a paleta de cores principal sofre alteração, para combinar com o respectivo clima. Mas sem fugir da proposta, é claro.
Em La La Land, por exemplo, isso é bem evidente. Por se tratar de um filme que conta a história do relacionamento durante um ano inteiro, o diretor Damien Chazelle escolheu dividi-lo em estações. A cada início de ciclo, o lettering da estação correspondente. Se prestarmos atenção, é fácil notar essas ligeiras mudanças de figurino e cores.
Abaixo, um trecho da parte “Verão” do filme.
Um comentário em “Como se escolhe um figurino de cinema?”