Crítica | Nasce Uma Estrela

O quarto remake do clássico de 1937 chega aos cinemas com uma poderosa trilha sonora, composta e interpretada por Lady Gaga.

star1Na nova versão de Nasce Uma Estrela, Bradley Cooper interpreta Jackson Maine, um cantor alcoólatra que se apaixona por uma compositora desconhecida, Ally (Lady Gaga). À medida que a carreira de Jackson começa a decair, Ally torna-se, de imediato, uma estrela em potencial para o público.

O filme acompanha, inicialmente, a vida agitada de Jackson. Ele é o arquétipo da estrela do rock em declínio: apesar de todo o sucesso, afunda-se em drogas e possui uma amargura que torna sua poesia de uma doçura inacreditável. A atuação de Cooper é essencial para a construção de uma personalidade que se conecta diretamente com as emoções do público. Ainda que se sinta desconfortável e insatisfeito com o comportamento de Jackson, o telespectador irá, inevitavelmente, compreender de onde vem a natureza caótica do cantor.

Apesar de não possuir tanta experiência de palco teatral quanto suas antecessoras tinham nas versões anteriores – como Barbra Streisend e Judy Garland –, Gaga foi, definitivamente, uma excelente escolha para o papel, por toda a carga dramática e interpretativa que ela carrega em sua voz. A artista não é dona apenas de um talento vocal absurdo, como é também a responsável pela composição da maior parte da trilha sonora.

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Acima, Fredric March e Janet Gaynor na primeira versão de Nasce Uma Estrela (1937).

A trajetória de Ally é um equilíbrio entre as inseguranças da mulher e os autos e baixos de Jackson. A personagem se responsabiliza por trazer uma dramaturgia tão carismática e sensível que, mesmo nos momentos de histeria, sentimos um afeto radiante pela mesma.

Estruturalmente, os diálogos podem tornar-se cansativos em algumas cenas de Cooper, nas quais o vocabulário da personagem torna-se repetitivo. A dinâmica entre o casal principal, no entanto, é de uma química tão forte que solidifica a concepção trágica de um romance tipicamente Hollywoodiano. Assim, a grande responsável por costurar e demarcar bastante a finalização e início entre atos do roteiro é Gaga, através da composição harmoniosa que aperfeiçoa um arranjo entre as linhas que lhe foram dadas e a conexão da música com as personas com as quais está trabalhando.

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As escolhas de direção de Cooper transformam a atmosfera do filme em uma agourenta história de amor, desde o mais profundo sentimento afetivo até as cenas mais sensuais, que não focam na nudez das personagens, centralizando sua ideia na iluminação e optando por cores que declamem a cena por si. O fato é que a química entre os protagonistas é plausível justamente pelo viés que o diretor escolhe para abordar seus cenários, tornando-os sempre agradáveis e apaixonantes para encaixar suas modulações personificadoras.

Evitando a essencialidade de uma maneira que não prejudica o filme, o diretor ainda é hábil em trazer os fãs de Lady Gaga para uma nova perspectiva, com referências vindas da própria carreira videográfica da cantora. Planos abertos que remetem ao clipe de “Judas” e coreografias, como a do clipe de “G.U.Y”, são utilizadas a todo momento para nos lembrar das alusões artísticas que foram tomadas pela intérprete principal. Um prato cheio para os fãs de música e cinema, mas que não prejudica o andar do filme quando não se torna necessário compreender de onde essas cenas provém, considerando suas funções diegéticas.

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Dessa forma, mesmo que Cooper seja responsável por grande parte da produção cinematográfica, o estrelato que encanta as telas é de Lady Gaga, que, assim como sua personagem, também ascende em um novo momento de sua carreira. É um romance Hollywoodiano com aspectos que beiram o realismo das estrelas de uma forma cuidadosa e majoritariamente astuta. A obra fascina o espectador e o conquista durante todo o tempo de filme pela vibração das canções, do casal e o encanto entre a carisma de seus atores e público.

O longa-metragem estréia nesta quinta-feira (11/10), nos cinemas de todo o Brasil, e você pode assistir ao trailer abaixo:

 

 

 

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