Antecipando as boas-vindas ao mês do Halloween e sem perder de vista o clima que toma o país às vésperas das eleições, separamos o melhor do Terror com aquele protesto nas entrelinhas!
A maioria das pessoas que escolhe um filme de Terror para assistir está em busca daquela sensação única de se apavorar e se maravilhar com uma boa trama, bem desenvolvida e que nos cause medo. Mas e se a gente te dissesse que algumas dessas pérolas que nos amedrontam e nos fascinam muitas vezes trazem, nas suas entrelinhas, uma mensagem com intencional teor político? Quem disse que o cinema de Terror não tem algo sério a nos dizer?
Fuçamos o repertório sombrio da Netflix e trouxemos pra você uma lista com o melhor do Horror politizado para te fazer pensar e te atemorizar.
O Bar (2017)
O diretor Alex De La Iglesia, veterano do terror espanhol, demonstra extrema habilidade em conduzir situações que costuram o político e o humor negro através de diálogos que revelam a natureza humana em cativeiro.
À Sombra do Medo / Sob a Sombra (2016)
Este filme iraniano é ambientado no auge da guerra Irã-Iraque, durante a década de 80, narrando a luta de uma mãe e sua filha para sobreviver ao ataque de uma sombra que parece rondar suas vidas.
12 Horas Para Sobreviver: O Ano da Eleição (2016)
O terceiro filme da franquia iniciada em Uma Noite de Crime (2013) traz novamente o ator Frank Grillo no papel do policial Leo Barnes, mas, desta vez, protegendo uma importante candidata cujo discurso pela justiça social é visto como ameaça pelos conservadores.
Los Parecidos (2015)
Esse thriller mexicano em forma de filme B de Ficção Científica conta a história de desconhecidos que passam a noite numa estação rodoviária, enfrentando uma presença alienígena hostil. O filme é repleto de referências ao famoso Massacre de Tlatelolco, que ocorreu em 2 de outubro de 1968, no mesmo dia em que a história se passa.
O Hospedeiro (2006)
O diretor sul-coreano Bong Joon-Ho reaviva o sub-gênero do Terror chamado Kaiju e usa um monstro anfíbio para denunciar a ineficácia de um poder público desidioso e a submissão do seu governo à presença norte-americana.
Dica extra:
Sala Verde (2015)
Uma banda de Punk Rock aceita se apresentar num festival de bandas de extrema-direita e seus integrantes acabam por serem caçados após testemunharem um crime brutal. O filme estreará na Netflix no dia 05 de outubro de 2018. Vale ficar atento!