O movimento, na sétima arte, que teve seu início no século XX ilustrou, nas produções da época, o sentimento de fracasso e derrota, após a derrota da Alemanha na Primeira Grande Guerra.
O Expressionismo já havia ganhado forma no século XIX; no entanto, no cinema, esse só teve início na década de 20, na Alemanha, após perderem a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e após a humilhação da assinatura do Tratado de Versalhes. Esse documento alegava que a Alemanha era culpada por tudo que aconteceu durante a Guerra e, com isso, acabou criando um mar de ódio pelo povo germânico.
Todos esses acontecimentos criaram sentimentos de insatisfação e frustração; Uma mistura desses sentimentos com o desejo de fuga da realidade acabou tornando o espaço germânico o local ideal para o surgimento do movimento artístico na sétima arte, que acabou sendo influenciado por Nietzsche e Freud. Através da emoção, o Expressionismo cria um combate com a razão.
A expressão através do lúdico, transbordado de sentimentalismo e totalmente fora da razão, é vista tanto na temática quanto nas estéticas dos filmes do Expressionismo Alemão. As obras são distorcidas em praticamente tudo: os cenários, os personagens e, inclusive, as vestimentas. A distorção nos cenários ajuda a criar no espectador uma sensação de que há algo estranho acontecendo. Como todos os filmes do movimento cinematográfico eram preto e branco, era utilizada uma pasta verde-clara no rosto, que ficava branca nas telas. A maquiagem dos atores se assemelhava com a maquiagem teatral: o rosto era bem marcado, principalmente o nariz, as bochechas e olhos, fazendo, assim, o rosto pegar uma forma mais angulosa. No Expressionismo Alemão, a câmera ficava estática, no entanto os ângulos de câmera eram formados de maneiras diferentes.
A grande obra do cinema expressionista alemão foi O Gabinete do Dr. Caligari (1919), dirigido por Robert Wiene, responsável também pela direção de Crime e Castigo (1923), e a produção abriga todas as características supracitadas.
As produções da época foram queimadas e destruídas pelos nazistas, por considerarem o movimento decadente, e demoraram vários anos até que elas fossem resgatadas. Mesmo sendo um movimento antigo dentro da história do cinema, o Expressionismo Alemão acabou por influenciar diretores atuais, como Tim Burton, responsável pela direção de A Noiva Cadáver (2004).
Um comentário em “Expressionismo Alemão”